a formacao da sociologia
“A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência, em boa media, uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelo antagonismo de classe.” Marins (1994, p.34-35)
A sociologia é umas das poucas ciências quem referindo ao seu trabalho sofre mudanças constantes, pois esta fortemente relacionado com o momento em que as analises sociais são desenvolvidas, visto que o momento histórico de certa maneira interfere diretamente na concepção do sociólogo. “ [...] contexto histórico influenciou enormemente suas visões a respeito de como deveria ser analisada a sociedade [...]. Tal situação, evidentemente, continua afetando os trabalhos dos sociólogos contemporâneos.” Martins (1994, p.35)
Embora muito questionando sobre seus pensamentos sociais, os ditos “profetas do passado” são grandes fontes de inspiração para formulação de novos conceitos da realidade social.
“As ideias dos conservadores constituíam um ponto de referencia para os pioneiros da sociologia [...]. Estes, no entanto, modificariam algumas das concepções dos “profetas do passado”, adaptando-as às novas circunstâncias históricas.” Martins (1991, p.39)
Um dos pensadores a favor da “ordem de paz” foi Saint- Simon, que acreditava que a solução seria o progresso econômico, de maneira que eliminaria os conflitos da sociedade desordenada.
“Ele percebia novas forças atuantes na sociedade, capazes de propiciar uma nova coesão social. [...]. Acreditava também que o progresso econômico acabaria com os conflitos sociais e traria segurança para os homens.” Martins (1994, p-41)
Comte um contrario do iluminismo via a sociedade européia em um caos, e acreditava que os pensamentos dos iluministas em um sociedade industrial provocaria em algum momento uma