teoria do conhecimento
Neste presente trabalho vou explicar e sintetizar o tema que foi a mi atribuído que é a Relatividade do conhecimento, ou melhor, Teoria do conhecimento. Irei abordar os grandes problemas tas como: problema da possibilidade do conhecimento, problema da origem do conhecimento, o problema da essência ou natureza do conhecimento e o problema do valor e limites do conhecimento, também irei falar dos níveis do conhecimento humano e da classificação e divisão da ciência, neste tema também irei destacar grandes correntes ou doutrinas filosóficas que dizem respeito a teoria do conhecimento.
Espero superar as minhas expectativas com este trabalho e também surpreender o docente.
1. Breve historial sobre a teoria do conhecimento
A palavra «conhecer» é aplicada em dois sentidos distintos: em sentido lato e em sentido restrito. No sentido lato, significa recolher e organizar informações sobre o meio evolvente, tendo em vista a constante adaptação de um organismo ao meio e à sua sobrevivência. Cada espécie, de acordo com a sua herança biológica tem, neste sentido, o seu tipo de conhecimento. Nos animais prevalece a informação inata. Nos seres humanos predomina a informação adquirida em sociedade. Conhecer, em sentido, apenas aplicável aos seres humanos, pode ser entendido como a construção de representações mentais que o sujeito organiza ao longo da vida na sua relação com a realidade, quer interior quer com o mundo exterior. É esta a perspectiva que seguiremos nestas páginas.
2. O problema da possibilidade do conhecimento
As questões fundamentais que aqui colocam são:
Pode o sujeito apreender o objecto? Pode atingir a verdade, a essência as coisas, ou esta condenando as suas múltiplas aparências? Eis algumas respostas filosóficas que foram dadas por varias correntes de pensamento.
2.1 Dogmatismo
O