Trabalho de Mkt H Stern
2.2.1.1 Histórico do Mercado (Brasil):
O mercado de luxo possui consumidores com alto potencial de compra, as classes A e B. A partir dos anos 70 houve um aumento da renda paralelamente com o aumento gradativo da populaçao o que faz com que o mercado de luxo movimente muito capital durante o ano. Um ano de crise não apenas para o mercado de luxo como para todos os outros foram os anos 90 com a era Collor e sua crise econômica nacional que trouxe uma inflação absurdamente alta dificultando ate mesmo a compra do seu publico alvo. A partir dos anos 2000 o mercado começa a se estabilizar financeiramente e a partir de 2003, as classes sociais no Brasil tomaram um novo formato, ja que as classes A e B cresceram 54,7%, somando 22,5 milhões de indivíduos. Apos essa virada o mercado de luxo brasileiro se manteve estável ate mesmo durante a próxima crise mundial financeira de 2009 que faturou 6,4 bilhões, 8% a mais que 2008. Hoje em dia o faturamento do mercado de luxo no Brasil varia em torno de 16 bilhões de reais.
Tamanho por Região (Brasil): A H.Stern possui 50% de suas lojas no Brasil (80 lojas) e possui cerca de 3 mil funcionários. As lojas estão estrategicamente localizadas nas principais capitais brasileiras, so a região sudeste possui 55 lojas. Apenas Rio de Janeiro e Sao Paulo possuem 60% das vendas nacionais, e logo atras vem Brasilia e Belo Horizonte.
Estágio da Demanda :
A H.Stern ja esta a 60 anos no mercado brasileiro e continua em estagio de crescimento uma vez que a empresa tem planos de se aprimorar no mercado interno e crescer no exterior “O percentual de crescimento estimado leva em conta o mercado externo. À medida que a H.Stern expande para novas parcerias, o percentual de crescimento aumenta”, “ A estratégia da empresa prevê a expansão nos negócios, mas não crescimento do quadro. A expansão se dará com parcerias feitas com outras joalherias no exterior, que passarão a vender o produto H.Stern. Estaremos,