marketing
O processo social através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Marketing significa administrar mercados para chegar as trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem. Marketing significa administrar mercados para chegar as trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem.
Administração de marketing: É definida como a análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício com os compradores – alvo a fim de atingir objetivos organizacionais.
Necessidades: Necessidades humanas são estados de carência percebida. O homem tem muitas necessidades complexas: necessidades básicas físicas de alimentação, roupas, calor e segurança; necessidades sociais de fazer parte de um grupo e ser querido; e necessidades individuais de conhecimento e auto realização.
Desejos são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Quem tem fome nos EUA poderá desejar comer hambúrguer com batata frita e tomar uma Coca. Quem tem fone no Brasil poderá desejar um prato de arroz com feijão, bife e salada. O homem tem desejos quase ilimitados, mas recursos limitados. Portanto ele deve escolher produtos que lhe ofereçam mais valor e satisfação pelo dinheiro gasto. Quando os desejos podem ser comprados, tornam-se demandas.
Demanda é a satisfação dos desejos humanos através de trocas monetárias ou escambo.
Produto: É qualquer coisa que possa ser oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Em geral a palavra produto sugere um objeto físico, como um carro, uma televisão um sabonete, mas seu conceito não se limita a objetos físicos – qualquer coisa capaz de satisfazer uma necessidade pode ser chamada de produto. Ex.: produtos orgânicos (alimentação, ética e saúde) ; Ferrari ( status, emoção e transporte) .