marketing
Fonte: Marketing Sustentável SEBRAE sp
Saiba como adotar conceitos socioambientais na prática empresarial, nos produtos e nos serviços do seu negócio
As empresas que mantém o foco no cliente e na sociedade moldam seus produtos e ofertas a partir do diagnostico de necessidades. Por isso, nos dias de hoje, o empreendedor atento às exigências do consumidor conduz todos os processos e procedimentos de seu negócio sob um olhar ambiental, a fim de viabilizar a ecoeficiência da empresa e seus produtos.
Esse direcionamento se deve ao fato de que o consumidor da atualidade busca, podendo até pagar mais, por produtos e empresas sustentáveis, pois se preocupam com a atual e futura condição do Planeta. O consumidor consciente leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens pouco poluidoras e qualidade dos produtos quando escolhem os produtos a comprar.
A manutenção de um Planeta Saudável passa, assim, a ser a base do equilíbrio/sucesso do negócio. A empresa deve, portanto, compreender como trabalhar o marketing sustentável, e agregar valor de imagem e reputação frente aos potenciais clientes. Isso significa incluir/adotar aspectos de respeito e menor impacto ao meio ambiente, desde o Planejamento estratégico da empresa e, assim, avaliar a melhor relação econômica, ambiental e social em cada um dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Adequando os 4Ps do marketing à gestão sustentável
Abaixo, você confere algumas práticas sustentáveis para adequar os 4Ps à gestão sustentável na sua empresa:
Preço
Há clientes que pagam mais por produtos e marcas que incluem a sustentabilidade na linha de produção e na gestão. Lembre-se de considerar o custo do seu produto ou serviço; o custo da ação de sustentabilidade; a tributação; as despesas, bem como sua margem de lucro para gerar o preço final de seu produto.
Confira algumas iniciativas para adequar o preço à questão sustentável:
- Dê preferência a