Teoria do conhecimento cientifico
Este blog é um instrumento da disciplina "Teoria do Conhecimento Científico", ministrada pelo Dr. Luis Alberto Peluso, no primeiro qudrimestre de 2010, aos alunos do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC.
SEGUNDA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2010
TEXTO 1 - INTRODUÇÃO
EPISTEMOLOGIA E RACIONALISMO CRÍTICO
INTRODUÇÃO
O racionalismo crítico, conforme aqui interpretado, se constitui num programa de investigação filosófica, que é calcado firmemente sobre uma primeira convicção que não pode ser dele dissociada, sob pena de torná-lo infundado. É a convicção que a Ciência é a mais importante contribuição da inteligência humana para o mundo contemporâneo. Portanto, conhecer a Ciência, ou as teorias que ela oferece para os poucos problemas pelos quais nos interessamos e entender o que é a Ciência, ou saber como distinguir esse tipo de conhecimento das outras formas de conhecimento humano, são partes constitutivas da formação da inteligência de qualquer ser humano que deseje ser cidadão da sociedade moderna. A velocidade com que ocorrem os avanços da Ciência na direção de novas teorias e as relações estreitas, que modernamente foram construídas, entre Ciência e Tecnologia colocam como um dos problemas mais importante da reflexão filosófica contemporânea a questão que pergunta sobre a natureza e os métodos desse tipo de conhecimento.
É um fato que a produção filosófica européia dos últimos cem anos tem na Filosofia da Ciência um dos seus resultados mais expressivos. Uma significativa quantidade de trabalho intelectual, com conclusões relevantes, foi posta, pelos chamados filósofos profissionais, na tentativa de resolver alguns dos problemas que estavam relacionados aos fundamentos do conhecimento científico. O desenvolvimento da Ciência apresenta um conjunto de problemas que impõem a busca de certas soluções que somente poderiam ser expressas através do emprego de uma linguagem filosófica. Isso significa