Teoria do conhecimento do método científico de goethe
Texto de Rudolf Steiner (1ª edição 1886)
________________________________________
Versão de estudo para os amigos da refelxão filosófica! traduzida por Marcelo da Veiga
________________________________________
Índice
1.Prefácio
2.Experiência
3.Pensar
4.Ciência
________________________________________
1.Prefácio à edição nova
Ao revisar hoje esta teoria de conhecimento, publicada pela primeira vez em 1886, devo considerá-la também como o fundamento gnosiológico e a justificação de tudo que posteriormente disse e publiquei. Ela fala de uma essência do ato cognitivo que abre o caminho do mundo sensorial para o espiritual.
Poderia parecer estranho que este texto publicado em minha juventude, que está completando quase quarenta anos de idade, apareça hoje praticamente inalterado e apenas ampliado por algumas notas. Ele mostra os vestígios de um pensamento que se familiarizou com a maneira de pensar que vivia na filosofia de quarenta anos atrás. Se o escrevesse hoje, eu diria muitas coisas de outra maneira. Mas não diria nada diferente sobre a essência do ato cognitivo.
O que eu escrevesse hoje não revelaria, no entanto, tão fielmente os pontos de partida da minha visão espiritual do mundo. Assim somente é possível escrever no começo de uma vida cognitiva. Talvez por isso este escrito da juventude possa reaparecer na forma inalterada. As teorias do conhecimento existentes na época de sua redação tiveram seu desdobramento em teorias posteriores. Me pronunciei sobre estes assuntos em meu livro Os Enigmas da Filosofia. Este livro está sendo reeditado simultaneamente com este na mesma editora.
O que há tempos descrevi em poucas palavras nessa teoria do conhecimento do método científico de Goethe parece-me hoje tão necessário dizer quanto há quarenta anos atrás
Rudolf Steiner, Dornach 1923 O objetivo da Ciência.
É válido para toda ciência o que Goethe expressou de forma