Teoria de vygotski
Inatista – Acredita que a criança já nasce pronta, o professor só precisam desenvolvê-la, que sai capacidades, personalidade, valores, hábitos, crenças e sua forma de pensar, reações emocionais, já se encontram basicamente prontas, não tendo quase nenhuma transformação ao longo da existência, já nasce pronto, pode apenas aprimorar aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser.
Ambientalista- O ser humano é produto do meio em que vive, aprende com reforçamentos positivos e negativos, ter o controle do ambiente.
Mudar o comportamento conforme o ambiente (a experiência). O homem desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.
É considerado uma folha em branco que será moldada pelos estímulos do ambiente.
Professor – aluno
O aluno exerce a atividade.
O professor tem a técnica.
Essa é a teoria de Skinner
Exemplo: Arrumar os brinquedos e receber elogios. (positivo) Pagar porque quebrou uma janela, diminuirá os estragos passara a tomar mais Cuidado. Como também a história do cachorro.
Crianças apáticas- (com fome) não conseguem prestar atenção aos estímulos, como conseqüências não conseguem aprender.
Criança privada de afeto – a criança é excessivamente dependente da professora, não tomam iniciativas, (tentam buscar a mãe na professora e ficam com medo de sanções e reprimendas.
Interacionista- Jean Piaget (interagirmos, aspectos físicos, socioculturais e afetivos.)
A criança vai construindo seu conhecimento, seu modo de agir, pensar e sentir.
Humanista – Interesse pelos valores humanos.
Jean Piaget
Seu pai o ensinava sobre literatura, aos 10 anos já escrevia pequenas notas sobre o que lia ou observava,escreveu seu primeiro artigo científico aos 11 anos, observando um