As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola”.
____________________________________________________________________________
Skinner: conceitos fundamentais do behaviorismo radical
Skinner é o responsável pela ampliação da concepção behaviorista. Não mais o homem seria mera transformação, resultado do seu contato com o meio social que o cerca. Este agora é apresentado como um ser possuidor de capacidades naturais de se adaptar e não só ser influenciado pelo meio.
É o conceito operante que demonstra o controle ambiental, a capacidade de anteceder a ação perante estímulos positivos e negativos que levam à uma escolha intencional do individuo. O comportamento operante seria uma ação contraria ou reguladora do comportamento reflexo, não sendo meramente aquele eliciado pelos estímulos externos ao organismo. É o ser humano em total interação com o ambiente de maneira ativa.
Pontos a serem enfatizados como a generalização do comportamento humano através do aumento da probabilidade de uma reação se repetir entre indivíduos que se encontram em situações semelhantes. E a generalização do comportamento por espécie humana. Assim como enfatiza o condicionamento respondente que são as respostas por reflexo orgânico, respostas dadas às necessidades naturais orgânicas de sua espécie. No lugar entra em ação comportamentos operacionais já citados.
O comportamento pode ser influenciado por estímulos positivos e negativos. Os positivos ao anteceder o comportamento podem reforçar a ideia. Já o negativo pode levar a desistência prévia do comportamento ou substituição dele por uma ação mais apropriada.
Outro conceito com forte influencia é o de punição. Evitar o ato pelo conhecimento de suas consequências. O texto define como algo que visa extinguir comportamentos (indesejados), mas não cria nele um novo comportamento (desejável). No âmbito escolar traz o ideal de