Teoria de sistemas, Processo de negócio, e Tomada de decisão
O nome Kalunga (“tudo de bom” em dialeto banto africano) foi lido pela primeira vez no Brasil, em 1972, na fachada de uma pequena papelaria em São Paulo. A iniciativa foi do ex-caixeiro-viajante Damião Garcia e empresário do ramo gráfico, que havia acabado de chegar de Bauru com a família, buscando uma atividade para os filhos pequenos. Trinta e nove anos depois, a Kalunga transformou-se na maior distribuidora brasileira de materiais escolares e produtos para escritório e informática, possuindo mais de 60 lojas distribuídas pelo Brasil.
Na Situação Problema 3 proposta, o estudo do caso é a reposição contínua, e o grupo ficou responsável por pesquisar a fundo o processo da empresa Kalunga. Sendo assim, os integrantes se dividiram para estudar a respeito de processo de negócio, visão de sistemas, tecnologias de informação adequadas para a estrutura apresentada, e fluxo de processos, para que as questões apresentadas no problema sejam respondidas de forma clara e fundamentada.
(2) Conceitos Relevantes
1. Teoria de Sistemas
A teoria de sistemas tem sofrido evoluções ao longo do tempo e, de maneira geral, pode-se considerar que o moderno enfoque de sistemas procura desenvolver:
Técnica para lidar com amplitude das empresas;
Visão interativa do todo, a qual não permite a análise em separado das partes, em virtude das intricadas relações das partes entre si e com o todo, as quais não podem ser tratadas fora do contexto do todo;
Estudo das relações entre os elementos componentes em preferência ao estudo dos elementos em si, destacando-se o processo e as possibilidades de transição, especificados em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica.
Nesse contexto, sistema pode ser definido com: um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Os sistemas apresentam alguns componentes, a saber:
Os objetivos, que