Teoria de sistemas - mini ensaio
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: ADM01115 – Teorias Organizacionais II
Professora: Sueli Goulart
Aluna: Maíra Fagundes Trindade
Mini- Ensaio
O texto que inaugura a disciplina é de Fernando Motta – A Teoria de sistemas e a abordagem sócio-técnica. Motta apresenta e relata a teoria de sistemas, mostrando os principais pontos, que são: o contexto histórico, a teoria geral e suas características. A teoria nasceu em meados da década de 5, com o fim da II Guerra Mundial as políticas econômicas começaram a se integrar. Houve um grande desenvolvimento em virtude da guerra em várias áreas cientificas e tecnológicas. Possibilitando assim um abrangente da visão geral da administração mundial. A teoria de sistemas fala basicamente de dividir o trabalho em pequenos grupos, onde o trabalho era organizado da melhor maneira possível facilitando o entendimento dentro da própria organização. Não somente, sistemas mas também sub-sistemas. Um exemplo bem claro de sistema e sub-sistemas é a própria universidade; a qual pode ser considerada um sistemas e dentro dela, os inúmeros cursos podem ser considerados sub-sistemas e dentro dos sub-sistemas novos e assim por diante. Sua principal característica é de ser complexa e completa Se, por exemplo, alterasse uma coisa no sistemas acaba por afetar sistema como um todo, por um depender do outro.
O que mais achei importante nesse texto foi esse nova visão para administração, trazendo uma nova perspectiva ao estudo dessa ..
O texto seguinte é de Fábio de Biazzi JR. – O Trabalho e as Organizações na Perspectiva sócio-técnica. Biazzi inicia o seu texto falando sobre a origem da escola sócio-técnica, falando que surgiu junto às minas de carvão de Durham, ao norte da Inglaterra, em 1949. Alguns pesquisadores observaram que os mineradores utilizavam técnicas muito primitivas. Visto isso, iniciaram mudanças com os trabalhadores, utilizando de tecnologias modernizaras as técnicas