Resumo geografia
Densidade populacional: Número de habitantes por unidade de superfície.
As áreas menos populosas coincidem com as grandes cadeias montanhosas, com desertos, com florestas equatoriais e com regiões polares.
Regime demográfico primitivo: Crescimento populacional lento. As taxas de mortalidade e de natalidade tinham valores muito elevados em todo o mundo, pelo que as taxas de crescimento mundial eram muito baixas.
Revolução demográfica: Rápido crescimento da população mundial. As taxas de natalidade tinham valores elevados em todo o mundo e as taxas de mortalidade dos países mais desenvolvidos diminuíram muito. Assim as taxas de crescimento natural dos países mais desenvolvidos aumentaram.
Explosão demográfica: O maior crescimento da população mundial, devido às elevadas taxas de natalidade dos países menos desenvolvidos e à descida das taxas de mortalidade em todo o mundo. O ritmo de crescimento da população mundial tornou-se muito rápido ou explosivo.
Taxa de natalidade: Número nados-vivos por cada mil habitantes ocorrido num ano, numa dada região.
Exemplos de factores que influenciam a descida da taxa de natalidade: * Nível de instrução; * Casamento tardio; * Razões económicas.
Taxa de mortalidade: Número de óbitos ocorridos durante um ano por cada mil habitantes de um dado território.
Exemplos de factores que influenciam a descida da taxa de natalidade: * Qualidade de vida; * Cuidados de saúde; * Catástrofes naturais.
Taxa de crescimento natural: crescimento natural ocorrido num ano por mil habitantes de um dado território.
Taxa de mortalidade infantil: Número de óbitos de crianças, com menos de 1 ano de idade, por cada mil nados-vivos ocorridos num ano, num dado território. * A TMI é menor nos países desenvolvidos e é maior nos países em desenvolvimento.
Taxa de