Teoria de piaget
Jean Piaget (1896-1980) Teoria de Jean Piaget
Jean William Fritz Piaget, nasceu em Neuchâtel, no dia 9 de agosto de 1896,era teórico suíço que trabalhava com interdisciplinagem em suas investigações. Estudou e concluiu doutorado em biologia, e posteriormente se dedicou a área de psicologia. No ano de 1919, em Paris começa a trabalhar no Instituto Jean Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de arquivos.
Publicou diversos artigos, entre eles A linguagem e o pensamento na criança(1923); O raciocínio da criança (1924); A representação do mundo na criança ( 1926). Piaget faleceu em Genebra no dia 16 de setembro de 1980.
Ao primeiro estágio chamou Sensório-motor. Ele corresponde aos dois primeiros anos da vida e caracteriza-se por uma forma de inteligência empírica, exploratória, não verbal. A criança aprende pela experiência, examinando e experimentando com os objetos ao seu alcance, somando conhecimentos.“Nada substitui a experiência”, é uma boa síntese do período sensório-motor do desenvolvimento cognitivo, pois é a qualidade da experiência durante este primeiro estádio que prepara a criança para passar para o estádio seguinte.
No segundo estágio, que ele chamou Pré-operacional, e que vai dos dois anos aos sete anos, os objetos da percepção ganham a representação por palavras, as quais o indivíduo, ainda criança, maneja experimentalmente em sua mente assim como havia previamente experimentado com objetos concretos. Ex. : Lego - a criança diz que a sua construção é, por exemplo, uma casa. No entanto, para os adultos "é tudo menos uma casa").
No terceiro estágio, dos sete aos doze anos, as primeiras operações lógicas ocorrem e o indivíduo é capaz de classificar objetos conforme suas semelhanças ou diferenças. Progressivamente a criança começa a desenvolver capacidade de se colocar no ponto de vista do outro,