Teoria de maslow
DEFINIÇÃO
Motivação pode ser definida pelo desejo de exercer altos níveis de esforços em direção a determinados objetivos organizacionais e satisfazer algumas necessidades individuais. A motivação é um conceito que explicar as variações de determinados comportamentos humanos diante de necessidades a serem alcançadas. De acordo com Bergamini (1997) “Motivação deriva originalmente da palavra latina movere, significa mover”, é movimentar aquilo que se faz mover em conseqüência motivar significa provocar movimento, esta definição também pode ser dividida em MOTIVO + AÇÃO o que move o sujeito para uma determinada ação.
Motivação significa encontrar os motivos, isto é, as razões para que eu faça mais e melhor aquilo que é esperado de mim – tanto por mim, como pelos outros. Viver motivado significa viver sabendo e desejando os motivos que me façam vencer os desafios do mundo. Uma pessoa motivada é uma pessoa que tem a capacidade de ser doar mais, de se compreender mais, de se compreender mais, de fazer melhor tudo o que faz, sem sentir-se “escrava” ou apenas “cumprindo tabela”. (MARINS, 2007, 24).
Motivação consiste no conjunto de forças internas que mobiliza o individuo para atingir um dado objetivo como resposta que em estado de necessidade carência ou desequilíbrio, que é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance determinado de meta.
A motivação cobre grande variedade de formas comportamentais. A diversidade de interesses percebida entre os indivíduos permite aceitar, de forma razoavelmente clara, que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. (BERGAMINI 1997, 26).
A teoria das necessidades parte do principio de que os motivos do comportamento humano mudem no individuo, sua motivação para agir e se comportar deriva das forças que existem dentro dele, algumas necessidades são conscientes, enquanto outras não. O individuo não pode ser analisado somente