Teoria de Maslow
Quem foi o criador da teoria?
Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklyn em 1908.
Descendente de russos e judeus, viveu uma infância bastante infeliz e miserável, segundo o próprio. Para fugir da situação, Maslow refugiava-se em bibliotecas.
Estudou em Nova Iorque na faculdade de direito, após algum tempo desistiu se mudou para Wisconsin onde se casou e iniciou uma nova vida acadêmica na área onde psicologia.
(1908-1970)
Começou a se interessar pela motivação humana e produziu diversos artigos sobre hierarquização das necessidades humanas, e criou a obra “Motivation and Personality”. Na década de 60 começou a se envolver com a área de
Gestão de Negócios onde passou a relacionar seus estudos com suas teorias.
Morreu em 1970, aos 62 anos, vitima de ataque cardíaco.
O que é a Teoria de
Maslow?
Maslow?
É uma das principais teoria sobre a motivação humana. Ela refere-se a uma divisão hierárquica segundo as necessidades humanas, sendo dispostas em níveis.
Ela
sugere
que
o
comportamento
humano
pode
ser
causado
pelas
suas
necessidades e desejos, de forma hierárquica de importância e de influência, sendo representado por uma pirâmide.
Secundárias
Primárias
Qual sua contribuição no âmbito comportamental? Maslow cita que o comportamento motivacional é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá ideia de um ciclo, o Ciclo
Motivacional.
Necessidade
Estímulos
Ação/
Reação
Motivação
Qual sua contribuição no âmbito comportamental? Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:
a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
b.