gurus da qualidade
Walter A. Shewhart, identifica a qualidade através da estatística, estudou a aleatoriedade dos processos industrias, desenvolveu um sistema para analisar se tinha variabilidade ou não de um processo, se fosse aleatório estava sob controle, caso contrário era necessário identificar as causas e trata-las para que o processo pudesse voltar ao status de “sob controle”. Ele desenvolveu o ciclo: planejar, executar, verificar e atuar (PDCA – plan-do-check-act), esse modelo enfatiza a melhoria e busca continua da qualidade. Esse importante modelo de gestão criado por Shewhart influenciou Deming e Juran.
W. Edwards Deming tinha entendimento completo sobre o CEP (controle estatístico de processo), que é a base da qualidade para ele. Utiliza informação estatísticas e métodos administrativos em busca da melhoria, focando a qualidade como atendimento as necessidades atuais e futuras dos clientes. Ele sugere o PDCA criado por Shewhart para identificar quando se deve interver uma ação corretiva, junto disso, manter o método de gerenciamento. Deming apresentou um programa de 14 pontos voltados para a melhoria do gerenciamento da qualidade. Os 14 pontos, que resumem sua filosofia de administração são:
1- criar constância de propósito de melhorar produtos e serviços;
2- adotar a nova filosofia de não aceitar mais os níveis de erros, defeitos, material inadequado e mão de obra de baixo nível;
3- deixar de contar com a inspeção em massa, buscar melhoramento do processo;
4- acabar de contratar compras baseado somente no preço;
5- melhorar constantemente o sistema de