Teoria de maslow
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho
Maslow
Cabo de Santo Agostinho
29 de Maio de 2012
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o estudo da teoria motivacional de Maslow. Realizou-se uma revisão da obra de Abraham Maslow
Ele sustentou durante toda a sua vida a teoria da preponderância das necessidades, mas relativizou, suas propostas originais com a noção de gratificação parcial e com a aceitação das possíveis diferenças culturais. Maslow propôs um duplo mecanismo para as motivações, distinguindo a dinâmica das motivações por deficiência das motivações para o crescimento em uma fase posterior de seus trabalhos.
Neste estudo, faz-se uma análise crítica das propostas e contribuições de Maslow ao estudo da motivação
1. Introdução
Abraham Maslow nasceu no dia 1 de abril de 1908 em Nova Iorque.Seus pais eram judeus, ele tinha mais 6 irmãos, sendo que ele foi o primeiro a nascer. Seus pais eram muito pobres, viviam em uma tremenda miséria. E os estudos eram motivos que faziam a família de Maslow cobrarem muito a ele.
Por não terem tido oportunidades de estudar, seus pais eram extremamente exigentes com relação aos seus estudos. De acordo com o próprio Maslow ele não teve uma infância muito feliz, reclamava que sua mãe não era uma pessoa carinhosa e que seu pai não tinha muito tempo a ele. "
Maslow, psicólogo formado na Universidade de Wisconsin, tinha por diretriz de trabalho uma tentativa de síntese das ênfases dinâmica, holística e cultural.
Foi assistente de Thorndike e, como todo psicólogo de sua época, teve sua formação marcada pela Escola Behaviorista, da qual se tornou critico. Sofreu influencia dos pensamentos de Gordon Allport, Murray e Carl Rogers.