Teoria de liderança
1 – Teoria dos Traços
Essa teoria diz que um líder nasce com determinados traços de personalidade que os diferencia das pessoas ‘normais’. Ela foca nas qualidades e características pessoas do líder.
Os lideres que são assertivos (extrovertidos), disciplinados, e que conseguem manter os compromissos que assumem, além de serem criativos e flexíveis, realmente levam vantagens na questão da liderança.
A inteligência emocional também é uma característica, e um de seus componentes, a empatia, faz com que os líderes percebam as necessidades e sentimentos dos outros, conseguindo ouvir seus liderados e compreendê-los.
Há 3 características que compõem os traços de personalidade dos líderes: Fator físico, Habilidade pessoais, e aspectos da personalidade.
Conclusão: Os traços de personalidade podem auxiliar na identificação da liderança, e os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes.
2 – Teorias Comportamentais
Diferentemente da teoria dos traços, essa teoria enfoca que é possível treinar pessoas para serem líderes. Ela propõe que comportamentos específicos diferenciam líderes de não liderados. Existem 2 categorias responsáveis pelo comportamento de liderança:
Estrutura de Iniciação – Que se trata do grau em que o líder é capaz de definir e estruturar o próprio papel e o de seus liderados em busca do alcance de objetivos.
Consideração – Que se trata do grau em que um líder é capaz de manter relacionamentos de trabalhos caracterizados por confiança mútua, respeito as ideias dos funcionários e cuidados com os sentimentos deles.
Conclusão: Os líderes com determinados traços de personalidade e que demonstrem consideração e estruturação realmente parecem ser mais eficazes.
Existem outras 2 dimensões comportamentais:
Líder orientado para as pessoas – Enfatiza as relações interpessoais, demonstra interesse pessoal pelas necessidades de seus funcionários e aceitas as