Teorias da liderança
Caracterizada pela capacidade de influenciar grupos de pessoas para a consecução de objetivos, é um fenômeno social e a sua importância é inegável para as organizações sociais, empresas e todas as demais organizações as quais dependem de resultados por meio de pessoas, a LIDERANÇA faz toda diferença.
Quando falamos de liderança podem ser citado, algumas teorias que contribuíram como:
Teoria dos Traços
Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes
Teoria do Comportamento
Teoria Contingencial ou Situacional
Teoria da Liderança Transacional
Teoria da Liderança Transformacional Teoria da Atribuição
Teoria da Liderança Carismática
Teoria da Grade Gerencial de Blake e Mouton Teoria da Troca entre Líder e Liderados Teoria Caminho-Objetivo
Teoria do Recurso Cognitivo
A VISÃO DE CADA TEORIA
Teoria dos Traços
Esta teoria vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. Uma das primeiras teorias surgiu nos anos 1930, aqui são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa. Permitir concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a probabilidade de ‘fazê-los’ posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal.
Quanto à sua natureza, esses traços não eram considerados como produtos do meio. Dentro desse enfoque teórico são concebidos como características pessoais inatas. Por um lado, esta abordagem acerca da consistência da teoria dos traços de personalidade, mostrou que o líder não é o mesmo, não agindo sempre da mesma forma, visto que falhou ao identificar as características únicas que os identificariam. Porém, identificou traços constantemente associados à liderança, que podem proporcionar sucesso por diferenciarem os líderes dos não líderes, tal como, desejo de liderar, honestidade e