Teoria de Gaia
CURSO DE ENGENHARIA
MURILO VENTURIN
TEORIA DE GAIA
BRASÍLIA
2012
MURILO VENTURIN
TEORIA DE GAIA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de engenharia e ambiente, do curso de engenharia, ministrado pela Universidade de Brasília, campus do gama, sob orientação da professora Josiane Souza.
BRASÍLIA
2012
INTRODUÇÃO
A sociedade, vive uma busca incessante por respostas, e na medida em que vamos encontrando essas respostas, surgem mais duvidas, cada vez mais o ser humano percebe o tamanho de sua insignificância. A Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma dessas teorias que procuram resolver algo, mas que carregam consigo inúmeras perguntas, para muitos ela é apenas mais uma demonstração de insanidade humana, para outros é a teoria que resume o sentido da vida. Essa teoria inovadora abriu um novo campo de visão, ela esta em constante questionamento, gera muitas discussões, a seguir entenderemos melhor o motivo de tamanha inquietação.
TEORIA DE GAIA
“A teoria Gaia foi proposta na década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock, a partir de estudos realizados no começo da década de 1960 para a NASA, com o objetivo de detectar vida em outros planetas, especialmente Marte. Em parceria com a filósofa Dian Hitchcock, Lovelock buscou elaborar experimentos para a detecção de vida que fossem suficientemente gerais, ou seja, independentes do tipo de vida particular que surgiu na Terra. Desse modo, poderiam ser aplicados para a busca de qualquer forma de vida, mesmo que fosse significativamente diferente daquela encontrada na Terra. Um dos testes elaborados por Lovelock e Hitchcock consistia em comparar a