Teoria de gaia
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Leonardo Fernandes
TEORIA DE GAIA
Caçador
2012
Leonardo Fernandes
TEORIA DE GAIA
Trabalho individual da disciplina de Tecnologia , Qualidade e Meio Ambiente, do primeiro semestre, apresentado à Faculdade de Tecnologia Senac Caçador, referente ao curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais.
Caçador
2012
Começamos apresentando os pesquisadores Heinz von Foerster, Hermann Haken, Manfred Eigen, Humberto Maturana e James Lovelock.
Heinz pela decada de 60 montou seu grupo de pesquisas e promoveu estudos sobre variadas regiões do nosso planeta, nelas envolviam a Bélgica, onde realizou a ligação fundamental entre sistemas em não-equilibrio e não-linearidade. Hermann, na Alemanha desenvolveu sua teoria não-linear do laser. Manfred Eigen estudou os clicos catalíticos. Humberto atacou o quebra cabeça da organização dos sistemas vivos. E por ultimo mas não menos importante, James Lovelock é um cientista britânico que na década de 70 criou um equipamento que ajudou a detectar o buraco crescente na camada de ozônio. E com os conhecimentos obtidos Lovelock, aos 90 anos, lança seu livro “Gaia: alerta final”, mudando a opnião do mundo sobre o planeta ser imortal.
Visivelmente está claro que a grande questão da humanidade, num futuro nem tão distante, (Lovelock já falava em décadas) será suprir suas necessidades, conseguir alimento, já que o planeta terá mudanças climáticas que irão deixar as terras sem mais capacidade de produção. Então, Lovelock é também contra os biocombustíveis que irão dificultar as possibilidades de plantarmos alimentos saudáveis. Seguindo o pensamento, ele denuncia a superpopulação e afirma que as necessidades dos seres humanos de alimento e energia , são parte do problema, é que precisamos sustentar a infraestrutura das cidades, a habitação, a saúde, escola, destinação de lixo e transporte. Segundo Lovelock “A necessidade de Gaia tende