Teoria de frank
Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.
Causas do Acidente do Trabalho
Em um passado não muito distante, a responsabilidade do acidente do trabalho era colocada muito mais nos trabalhadores através dos atos inseguros. Essa tendência acabou criando uma "consciência culposa" nos mesmos, sendo que era tendência a negligência, o descuido, a facilitação e o excesso de confiança serem apontados como causas dos acidentes.
Atualmente, com o avanço e a socialização das técnicas prevencionistas, o que queremos é apurar quais são as verdadeiras causas e não os culpados pelos acidentes do trabalho, portanto, não é que não exista o ato inseguro e a condição insegura, o que precisamos é compreendê-los melhor.
Acidente de Trabalho Típico – É aquele que ocorre no local de trabalho , que determina lesão associada ás atividades de trabalho desenvolvidas. São exemplos de Acidentes de Trabalho Típicos os Seguintes: - Marceneiro que sofre amputação traumática de um dedo da mão Direita quando serrava uma tábua. - Funileiro que sofreu contusão do pé direito por ter queda de ferramenta pesada sobre o pé. - Servente de pedreiro que sofreu fraturas múltiplas após queda de andaime. - Motorista de ônibus intermunicipal que sofre fratura de crânio, em consequência de acidente de trânsito, ocorrido durante o transporte de passageiros. Acidente de Trajeto
que ocorre no percurso residência ou refeição para o local de trabalho e vice-versa.
Acidente de Trajeto é Acidente de Trabalho ?
O Acidente de Trajeto é uma interpretação da lei que equipara a acidente de trabalho o acidente ocorrido pelo empregado no trajeto da residência para o