Organizações sistemas e processos
Curso de Administração
Diagnóstico Organizacional e Método ZOPP
Helly Ismael Freitas / UC11032131
Rosângela Ana da S. T Bottino / UC10008308
Introdução
O presente trabalho trata basicamente de dois temas: o Diagnóstico Organizacional e o Método ZOPP, tem o objetivo de sintetizar, organizar e expor as informações encontradas durante a pesquisa do grupo.
Primeiramente aborda-se o Diagnóstico Organizacional onde são colocadas as visões de alguns autores sobre o conceito do Diagnóstico, no qual se promove a importância do mesmo para o bom andamento da empresa, os objetivos gerais e específicos, as divisões que ele pode sofrer dependendo da área da empresa que está em foco e as metodologias que podem ser utilizada para a realização do mesmo, junto com uma pequena apresentação dos tipos de formulários e questionários que são utilizados para reunir dados.
Sobre o Método ZOPP trata-se da sua origem na Alemanha, seu conceito e os instrumentos que o constituem, a criação do METAPLAN, as suas fases de diagnóstico e de planejamento juntamente com as ramificações e aplicações das mesmas e a apresentação do Marco Lógico.
Diagnóstico Organizacional
HISTÓRICO
Baseando-se num contexto histórico, foi após a Segunda Guerra Mundial que a percepção sobre a turbulência do ambiente aumentava drasticamente, fazendo com que as empresas buscassem focar certas prioridades, mostrando preocupação em resolver determinados problemas, e conseguindo produzir respostas para preencher suas necessidades.
Nos anos 1960, a utilização inteligente de recursos passa a ser a nova prioridade como meta empresarial, sendo a sua maior preocupação a redução de risco. Esse risco deveria ser mínimo e com possibilidade de ser bem administrável, para isso, iniciou-se, como resposta, o trabalho de planejamento de longo prazo”. Nos anos 1970, é a vez do foco na concorrência. A maior preocupação passa a ser o posicionamento