Administração
Mestrando em Administração – UEL Especialista em Marketing e Propaganda – UEL Bacharel em Administração – UEL
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Aula 6 O Enfoque Sistêmico e as Abordagens Contemporâneas
OBJETIVOS DA AULA
1. Concluir a apresentação das escolas da administração. 2. Apresentar os conceitos das abordagens contemporâneas. 3. Discutir os desafios do futuro da administração.
A ORGANIZAÇÕES ENQUANTO SISTEMAS
Com base nas teorias já discorridas, podemos afirmar que as organizações não enquadram‐se na classificação de ambientes isolados, ao contrário são permeadas por variáveis. Consideramos as variáveis humanas e os processos, porém é necessário entender que as organizações são mais vulneráveis às interferências do ambiente, do que as próprias pessoas que as compõe.
A ORGANIZAÇÕES ENQUANTO SISTEMAS
Nesse contexto, os teóricos passaram a considerar que assim como na visão de engrenagens dos processos, as organizações faziam parte como engrenagens de um sistema, que apresenta‐se como social e organizacional.
A ORGANIZAÇÕES ENQUANTO SISTEMAS
A observação das organizações enquanto sistema, permitiu que fosse possível descobrir inúmeros problemas no processo gerencial, pois antes a perspectiva isolava as empresas, mimetizava modelos, e por fim, não considerava outros fatores do mundo exterior.
TEORIA DOS SISTEMAS
Na teoria dos sistemas, a complexidade das organizações é encarada de acordo com o conjunto de variáveis que as compõe. Bertalanffy, um biólogo alemão aponta que as organizações devem considerar as variáveis do ambiente interno e externo, bem como os problemas que surgem no dia a dia, e assim buscar soluções para estes a partir do próprio sistema.
TEORIA DOS SISTEMAS
O grande objetivo então não seria produzir soluções passageiras, mas gerar conceitos e micro‐ teorias que possam ser testadas e aplicadas na realidade. Esta teoria observa que tudo interage, e