Teoria de cor
1
Conceito de cor
O conceito de cor está associado à perceção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada um atributo dos mesmos.
2
Conceito de cor
A cor de um objeto depende:
das características das fontes de luz que o iluminam,
da reflexão da luz produzida pela sua superfície e das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais.
Quando não há luz nada se vê e, por isso, não existe cor.
3
A Luz
A luz contém uma variedade de ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda. Se o comprimento de uma onda eletromagnética pertencer ao intervalo de 380 a 780 nm (1 nanómetro = 10-9 m) é detetada e interpretada pelo sistema de visão do ser humano. Estes diferentes comprimentos de onda constituem o espectro de luz visível do ser humano e estão associados a diferentes cores.
4
A Luz
Estes diferentes comprimentos de onda constituem o espectro de luz visível do ser humano e estão associados a diferentes cores.
5
Tipos de visão
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo: escotópica e fotópica.
6
Visão escotópica A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detetam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
7
Visão fotópica
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível.
8
Visão fotópica
O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma:
64% são do tipo vermelho (Red) , 32% do tipo