teoria de Braudel e COLONIALISMO E IDENTIDADE
Com o colonialismo, intensificou-se o intercambio cultural, econômico e social entre os povos, o que só deu mais suporte para a existência de um único sistema que engloba culturas, economias e contatos diferentes num único eixo, o sistema-munido.
B) COLONIALISMO E IDENTIDADE
A colonização deixou muitas marcas que perduram ate os nossos dias. Com a chegada dos colonizadores , também veio as imposições. Imposições de língua, cultura, religião , desmontando as culturas locais já existentes. Com isso foram construídas “novas identidades” miscigenadas.
A ) A teoria do sistema mundo baseia-se na afirmativa de que a sociedade é constituída por partes inter-relacionadas reunidas em um sistema. As sociedades seriam subsistemas de um sistema maior, sendo que o sistema mundo é o maior deles. Este sistema é formado por um conjunto de relações políticas e econômicas. Os países que fazem parte do sistema mundo são divididos político e economicamente em três “grupos”: centro, periferia e semiperiferia, sendo que os mesmos são interdependentes. Relacionando a teoria do sistema mundo com o colonialismo, percebe-se que no segundo assim como o primeiro há uma interdependência entre as partes (colonizador e colonizado), sendo que o dominador por mais que esteja no poder, para se manter lá precisa também do dominado, e este por sua vez também necessita do dominador estabelecendo assim uma relação de múltipla dependência.
B) Com base no texto