Teoria Das Relações Humanas
As Origens da Teoria das Relações Humanas A Teoria das Relações Humanas ou Escola Humanística da Administração, surgiu nos Estados Unidos, como consequências das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. A Teoria das Relações Humanas teve origem pelo fato de haver necessidade de humanizar e democratizar a Administração, tendo em consideração o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia. Elton Mayo é o fundador da escola, que também teve contribuições de John Dewey e Kurt Lewin, além da sociologia de Pareto. Com base nas conclusões da Experiência de Hawthorne coordenada por Mayo foram colocados em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração. Em 1927, uma experiência foi iniciada na fabrica de Hawthorne, em Chicago, para avaliar a correlação entre luminosidade e eficiência dos operários, medida por meio de produção. A experiência foi coordenada por Mayo, e estendeu-se à fadiga, aos acidentes no trabalho, à rotatividade do pessoal e o efeito das condições de trabalho sobre a produtividade.
1- Na primeira fase, o teste foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade. Nesse teste, porém, foi encontrada uma variável difícil de ser isolada, o fator psicológico dos trabalhadores. Por conta desse fator mudou-se o foco da pesquisa, observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança.
Os pesquisadores observavam dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes. Um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro trabalhava sob iluminação variável. Perceberam que quando a iluminação aumentava produziam mais e quando a iluminação diminuía produziam menos.
2- Na segunda fase, os pesquisadores mudaram o local de trabalho, a forma de pagamento, estabeleceram pequenos intervalos de descanso e distribuíam lanches leves nesses intervalos. Perceberam então