teoria das relações humanas
Origens: A teoria das relações humanas surgiu no sec XIX seus princípios vieram da necessidade de corrigir a desumanização do Trabalho, afastando-se assim dos mecanismos rígidos da teoria clássica. Outro Motivo para seu aparecimento foi o desenvolvimento das ciências humanas, nomeadamente no campo da psicologia e sociologia, que vieram demostrar que os princípios de Taylor e sua equipe eram inadequados. Por outro lado foi com a experiência de Hathorne (1927- 1932) que se colocaram em evidência os principais postulados a teoria Clássica da administração passando o individuo a ser considerado como ser humano, Ser social, com objetivos de iserção própria e orientado pelas regras do grupo Informal Homo Social.
Figuras Importantes: Elton Mayo (1980-1949) Australiano, psicólogo, e pesquisador das organizações como professor de Haverd Business School, realizou a destacada pesquisa que se popularizou-se como Hawthorne Studies. revelou a importancia de considerar os fatores sociais implicados em uma situação de trabalho, a qual, lhe trouxe reconhecimento.
A Experiência Hawthorne tinha por objetivo inicial estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade de pessoal, e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Essa experiência foi também motivada por um fenômeno apresentado de forma severa à época na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, a alienação, o alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no meio trabalhístico.
Esta experiência, na sua primeira fase, pretendia confirmar a influência da iluminação sobre o desempenho dos operários. Nos resultados, os observadores não encontraram correlação direta entre as variáveis, o que implicou em uma não comprovação do objetivo inicial, mas somente uma preponderância do fator psicológicoao fisiológico.
Na segunda fase ocorreu o desenvolvimento dos seguintes campos: social, gerado