Análise de Música - Até Quando - Gabriel Pensdor

1518 palavras 7 páginas
Comunicação Empresarial
Orientadora: Cleide de Freitas
Data: 11/04/2014

Integrantes







Benedita Gleiciane – C28HAI-8
Daniel Mendonça – C28FGH-0
Emerson Rogério – C27JCG-3
Helivelton Martins – B82CBB-0
Jhonata Duarte – C10DBB-4
Joceli Elias – C062CD-6

Contexto Histórico/Político
A música “Até Quando?”, do ano de 2001, de Gabriel O Pensador retrata os diversos problemas sociais, que a sociedade brasileira enfrentam e a postura passiva que os cidadãos brasileiros têm diante delas.
Com todos os problemas como: desemprego, corrupção, violência, vivenciado naquele momento histórico pelo fim do governo FHC (Fernando Henrique
Cardoso), a música tenta convencer os ouvintes de uma forma apelativa à agirem de maneira crítica e reflexiva afim de que não fiquem de braços cruzados, que não sejam omissas diante da dificuldade e dos problemas.
Também faz críticas a polícia e a televisão, onde se mata e prende o inocente, e absolve-se os culpados, enquanto a televisão diverte e os mantém calados.
Entretanto, relacionando o contexto histórico do ano em que a música foi composta com os dias atuais, podemos perceber que a sociedade ainda é passiva, daquilo que lhe é imposto. Embora haja certa mobilização para a conscientização dos indivíduos no sentido de mudanças e transformações, ainda sim assustam muito, causando medo e insegurança na sociedade.
Sendo assim, a música é um alerta para que a sociedade não se acostume a mesmice dos problemas por elas vivenciados, mas antes sejam agentes transformadores, exercendo seus papéis de cidadãos críticos e reflexivos.

Gabriel Contino
O Pensador






Gabriel Contino, o Pensador, Brasileiro, nascido em 04/03/74, em Vila Isabel
(RJ), cantor de hip hop, rap, rock e pop, compositor, é um artista famoso por criar letras marcantes para suas músicas, até quando é uma delas.
Como um compositor nato, várias frases de Gabriel Pensador circulam pela internet. A música “Até

Relacionados

  • A IMERGENCIA DA PESSOA HUMANA NA HISTORIA
    209612 palavras | 839 páginas