Condutores Elétricos
CONDUTORES ELÉTRICOS
No contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.
Nos sólidos que possuem elétrons livres, como os metais, é possível que a carga elétrica seja transportada através deles, por isso dizemos que são condutores de eletricidade. Nesses materiais, o movimento de cargas elétricas é composto por cargas negativas. Materiais como o cobre, o alumínio e a prata são bons condutores.
Sais, quando dissolvidos ou fundidos, subdividem-se em partículas eletricamente carregadas que, agora livres, também permitem o movimento de cargas em seu interior.
Isolantes não permitem o movimento de cargas elétricas em seu interior. Entretanto, se a tensão elétrica aplicada em suas extremidades for superior à sua rigidez dielétrica, tornar-se-á um condutor.
DEFINIÇÃO
O condutor elétrico é um produto metálico, com uma determinada seção transversal geralmente circular, de comprimento bastante elevado;
O condutor elétrico é utilizado para transportar energia elétrica ou transmitir sinais elétricos.
Normalmente pode ser:
Fio elétrico: produto metálico maciço e flexível, com seção transversal invariável, que pode ou não possuir isolação e/ou proteção mecânica; e
Cabo elétrico: produto metálico composto de fios elétricos justapostos, que pode ou não possuir isolação e/ou proteção mecânica.
Tipos de fios e cabos
Apesar de os fios e cabos serem, na prática, muitas vezes chamados simplesmente de condutores, pois a finalidade de ambos é exatamente a condução de eletricidade, é preciso saber que, tecnicamente, o termo condutor se refere apenas à parte interna metálica desses produtos. Os fios são compostos por esse