Teoria das Relações Humanas
Ela surgiu nos EUA como consequencia imediata das conclusões obtidas na experiência de Hawthorne. Foi um movimento de oposição à Teoria Clássica da Administração. Foi desenvolvida principalmente por cientistas sociais, dentre os principais estão: George Elton Mayo (1880-1949); Kurt Lewin (1890-1947); Fritz J. Roethlisberger (1898-1974). Assim a teoria das relações humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência á desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam forçosamente se submeter.
A Teoria das Relações Humanas tem varias origens e são elas:
• A necessidade de humanizar e democratizar a Administração; libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
• O desenvolvimento das chamadas ciências humanas; principalmente a psicologia e a sociologia, bem como a sua crescente influência intelectual e suas primeiras tentativas de aplicação a organização industrial.
• As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia de Kurt Lewin; foram capitais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é considerado o fundador da escol. Dewey, indiretamente, e Lewin, mais diretamente, também contribuíram enormemente para a sua concepção.
• As conclusões de Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, pondo em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
Conclusão da Experiência de Hawthorne
A Teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina. Durante a Experiência de Hawthorne, constatou-se que os operários que produziram muito acima ou muito abaixo da norma socialmente determinada perderam a afeição e o respeito dos colegas, enquanto os trabalhadores da sala de montagem de terminais preferiram produzir menos