analise de almoxarifado
Ao analisarmos o almoxarifado de nossa empresa ficamos muito surpreendidos com a organização e com os métodos de controle do mesmo. Logo de cara podemos ver muitas placas de avisos e de conscientização, como do tipo: Você também é responsável pela limpeza, recoloque o material onde você pegou e etc.
Logo de entrada percebe se o modo de organização geral, que são prateleiras identificadas por ruas com letras e nomes, lembra uma batalha naval, onde as letras são as ruas e os números as prateleiras. Nota-se também a presença de muitos extintores em um local de fácil acesso e lá dentro é tudo muito bem identificado, cada conjunto de peças , cada prateleira, cada canto tem uma placa informando que tipo e qual material é. A organização lá é muito evidente, existem prateleiras para peças usadas, prateleiras dividindo as peças por marcas.
O espaço físico foi muito bem aproveitado. Em baixo ficam prateleiras onde estendem se por um primeiro andar que também tem alguns palets de plástico com materiais pesados sobre e armários, onde são guardados os epi’s, produtos de limpeza e fardamentos. Na parte de baixo, também fica o escritório dos supervisores de suprimentos, é lá que eles fazem todo o controle de tudo que entra e que sai, do que é preciso ou não. O setor de suprimentos de lá é responsável por todo tipo de material que entra e sai na empresa, todo o tipo: dês de as peças dos ônibus até tintas, copos descartáveis, papeis, epi’s, tudo.
Ao termos uma explicação mais a fundo de como é o sistema de monitoramento de lá, mais uma vez ficamos surpresos com a organização. Existe um sistema de reposição eletrônico onde tudo que é tirado e colocado é registrado. Existe também um sistema de estocagem mínima e máxima, que ao checar o sistema o mesmo informa se é preciso repor ou não.
Ex: *Porcas: Estoque mínimo 2 e Maximo 10. O sistema informa que só tem 2 porcas, então são repostas 8. Assim atingindo o estoque Maximo que é 10.
O sistema informa