Estoque
TRABALHO TÉCNICO
Melhores práticas para o almoxarifado de manutenção.
Marcelo Ávila Fernandes Engenheiro de Produção Mecânica formado pela USP São Carlos, especialista em desenvolvimento e implantação de sistemas de gerenciamento para manutenção e almoxarifado, Diretor da Astrein Engenharia de Manutenção S.A.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor práticas para administração de materiais, para resolver os principais problemas encontrados neste setor e evitar conseqüências indesejáveis para a manutenção. As práticas propostas se aplicam a empresas dos mais diversos segmentos, entre eles, o farmacêutico, alimentício, automotivo, químico, metalúrgico, eletro-eletrônico, siderúrgico, papel e celulose, petróleo e petroquímico, máquinas e equipamentos, transportes, telecomunicações, saneamento e mineração. As soluções propostas reúnem um conjunto de ações de Engenharia de Materiais, que são demonstradas a partir da análise de cada problema/conseqüência, agrupadas nas categorias de racionalização, acondicionamento, localização, acurácia, padronização , indicadores de desempenho e documentação. Ao final do trabalho é apresentado um exemplo de implantação de uma das ações de engenharia de materiais propostas, na Warner Lambert Grupo Pfizer - planta de Cumbica, que obteve redução de estoques da ordem de R$ 1 milhão após investimentos de R$ 50 mil, demonstrando que a criação de descrições padronizadas para materiais, definindo com precisão as características de cada item, associadas a processos automatizados de controle, com uso de códigos de barras e coletores de dados, proporciona alta produtividade na área de materiais, facilita o atendimento aos clientes internos, disponibiliza materiais na quantidade e qualidade corretos e propicia a redução do estoque de sobressalentes.
02
TRABALHO TÉCNICO
Introdução
A importância de uma boa administração de materiais de manutenção pode ser medida através da quantidade de recursos envolvidos na área, que