- Teoria das relações humanas
Nesta atividade desenvolveremos uma fonte de pesquisa sobre os assuntos abordados nos capítulos 4, 5 e 6. (valendo até 4,00 pontos)
INTRODUÇÃO
Como a administração é uma disciplina aplicada voltada para resultados práticos, você pode sentir-se impaciente com a idéia de estudar teorias do passado. Mas esta pesquisa é importante para entendermos as teorias e suas relações.
Sabemos que as Teorias guiam as decisões da administração: O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseados nisso, a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações.
Com base na afirmação acima, devemos explorar os assuntos estudados. Neste momento, você deverá trazer 02 exemplos de casos reais ou casos fictícios, sobre cada uma das teorias administrativas estudadas nos capítulos (4, 5 e 6). Demonstrando a importância e contribuição de cada uma delas, para sobrevivência das organizações:
- Teoria das Relações Humanas
- Teoria da Burocacria
- Estruturalista
- Sistemas
- Administração por Objetivos
- Comportamental
Exemplo:
Teoria das Relações Humanas:
Foi uma tentativa de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa através de uma filosofia humanística a respeito da participação do homem na organização.
- A produtividade das pessoas está relacionada com os efeitos do relacionamento humano dentro das organizações;
- Se faz necessário o fator de humanização e democratização das organizações, para uma boa comunicação e participação entre todos os