Teoria das relações humanas
Unidade 02 Aula 12
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A Teoria das Relações Humanas (ou escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Apesar da hegemonia da Teoria Clássica não ter sido questionada por nenhuma outra teoria administrativa durante as quatro primeiras décadas do Século XX, seus princípios nem sempre foram aceitos sem questionamentos. Nos Estados Unidos, trabalhadores e sindicatos passaram a visualizar a Administração Científica como meio de exploração de empregados em favor dos interesses patronais. Concluiu-se que a Administração se baseava em princípios inadequados ao estilo democrático de vida americano. A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.
Origens da Teoria das Relações Humanas A Teoria das Relações Humanas originou-se nos seguintes fatos: 1 - A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano, voltado para a democratização dos conceitos administrativos.
1
2 - O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a Psicologia, o que veio a demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica. 3 - As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin contribuíram para a sua concepção. 4 - O que pôs em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração foram as conclusões da Experiência de Hawthorne. Mas, o que foi ela?
A Experiência de Hawthorne Realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, ela divide-se em quatro fases: Primeira