Teoria das Relações Humanas
Essa teoria efetivamente surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência da experiência de Hawthorne,desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração, ou seja, desligando totalmente a preocupação anteriormente voltada para as tarefas e estrutura, para preocupar-se com as pessoas.
Sua origem está nos seguintes fatos: Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da administração cientifica;
Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia;
Elton Mayo é o fundador dessa escola, mas teve contribuição de Dewim e Lewin.
Teve origem também nas conclusões da experiência de Hawtorne, realizada entre 1927 e 1932.
Experiência de Hawthorne
A experiência de Hawthorne teve o objetivo de detectara relação entre a intensidade da iluminação e a competência dos operários medida por meio do ritmo de produção; abrangeu fatores como fadiga e acidentes de trabalho. Os resultados eram prejudicados por variáveis psicológicas. A partir daí eles tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico, motivo pelo qual a experiência se prolongou até 1932.
1ª Fase: Medir a correlação de produção com a iluminação.
Nessa fase os pesquisadores observaram dois grupos: um com iluminação constante, outro que tinha variações de iluminação. Baseado em suas suposições o grupo que tinha a iluminação constante produzia mais peças que o outro grupo, mas não era só devido a iluminação, mas porque existia um fator psicológico, que não tinha sido observado antes: que o grupo que estava mais iluminado, suponha que tinha que trabalhar mais quando havia mais iluminação.
2ª Fase: Grupo de controle e grupo de observação
Foram formados dois grupos dentro da empresa, para fazer um experimento,1 grupo, o de controle, continuou com o mesmo sistema antigo, onde tinham supervisores e regras rígidas.O outro grupo, de observação, tinha 6 moças, e era um grupo de