Teoria das Relacões Humanas
1. O que motivou a realizar o experimento e quem o fez:
Elton Mayo
2 .Quais foram as principais etapas (fases) do experimento:
Sala de provas de montagem de Relés
Programa de Entrevista
Sala de observações da montagem de terminais
Quais eram as hipóteses iniciais: Esperava-se uma queda na produção com a redução da iluminação, mas o resultado foi o oposto, a produção na verdade aumentou. 4. Quais os resultados e conclusões: - Da fase da sala de provas de relés: Finalidade: realizar um estudo da fadiga no trabalho, e dos efeitos gerados por mudanças de horários ou introdução de intervalos de descanso no período de trabalho.
Conclusões:
1. As moças alegavam gostar de trabalhar na sala de provas, porque era divertido e supervisão branda, lhes permitiam trabalhar com mais liberdade e menor ansiedade. Havia um ambiente amistoso e sem pressões, a conversa era permitida, aumentando a satisfação no trabalho.
2. Não havia temor ao supervisor
3. Houve um desenvolvimento social do grupo experimental. As moças faziam amizades entre si e essas amizades estendiam-se para fora do trabalho. As moças passaram a se preocupar umas com as outras. Tornaram-se uma equipe.
5. O grupo desenvolve liderança e objetivos comuns.
- Do programa de entrevistas:
Finalidade: Seriam entrevistados todos os funcionários da empresa, anualmente. O objetivo era desvendar os motivos que levavam os funcionários a adotar postura tão diferentes nos seus departamentos e na sala de provas. A partir desta fase as pesquisas passaram a Ter um enfoque nas relações humanas e não mais na parte cientifica.
Resultado no Inicio do Programa: a produtividade dos operários aumentou e a supervisão melhorou. A melhoria dos resultados dos operários foi atribuída a um sentimento de importância desencadeado pelo programa. No caso dos supervisores, o conhecimento dos interesses dos operários foi o responsável