Gestão de projetos
Módulo: administração contemporânea
Atividade: individual – mod. 4
Título: A distância entre fracasso e sucesso
Disciplina: Elab. Avaliação e controle de projetos
Turma: 39
Introdução
Antes de tratar do sucesso ou fracasso dos projetos, é interessante defini-los bem, segundo Kerziner (2004,p.11) “trata-se um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade”. Além disso, tem de se lembrar a importância de compreender a exclusividade de cada projeto, pois ao tentar se utilizar o histórico de um projeto como base primordial para a implantação de outro, é quase certo o fracasso.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a relação entre fatores que possam levar um projeto ao sucesso ou fracasso, através do processo de planejamento e gestão de atividades, o que leva a concluir que a maior causa de fracasso em projetos está relacionada ao planejamento ou a gestão inadequados.
Fatores responsáveis pelo sucesso de um projeto
Com base na metodologia PMI para gestão de projetos, Ferrúcio (p.2) mostra um estudo realizado por J. K. Pinto e D. P. Slevin, onde através de entrevistas com gerentes de projeto experientes, foram apontados os seguintes fatores críticos para a gerência com sucesso de um projeto:
Delineamento completo do projeto:
Para a implantação de um projeto é fundamental que durante o planejamento sejam definidos os objetivos, requisitos e resultados esperados. Logo, para obter informações eficientes a respeito, deve-se, antes de consultar o responsável pela entidade contratante sobre os objetivos do projeto, identificar as pessoas que serão afetadas pelo resultado do projeto e saber o que elas esperam do projeto ou quais suas expectativas, positivas ou negativas, sobre os resultados buscados.
Depois de identificar todos os envolvidos com o projeto e obter as informações necessárias, é possível elaborar um plano de implantação de