Comparativo entre as bolsas de 4 paises
O trabalho em questão tem como objetivo a análise da evolução dos índices de fechamento de 4 das maiores bolsas de valores do Mundo (Dow Jones, Bovespa, Tóquio e México), essa análise terá como objetivo tentar definir qual das 4 instituições possui o menor risco de investimento.
Justificativa
Para analisarmos a evolução dos índices iremos utilizar conceitos/formulas básicos de estatística para definirmos a média, variância e o desvio padrão. Esses conceitos/resultados serão as bases para identificação da instituição com a menor oscilação em seus fechamentos no período alvo (Dezembro 2009 até Julho de 2011).
Ao longo do desenvolvimento dessa atividade iremos apresentar os conceitos envolvidos e suas formulas de obtenção, bem como as referências para a ferramenta Microsoft Excel. (Anexo a esse documento encontra-se a planilha com as resoluções de todas as formulas e estruturada em uma tabela de fácil entendimento).
Desenvolvimento
1. Para iniciarmos os nossos cálculos e facilitar a visualização dos dados iremos calcular a variação percentual dos fechamentos para cada instituição. O cálculo do percentual da variação dos índices de fechamento será apresentado pela fórmula Padrão: Valor do mês atual – valor mês anterior / valor mês anterior.
Para execução desse Cálculo na ferramenta Excel iremos utilizar as formulas referencias: =(B4-B3)/B3 [IBOV], =(D4-D3)/D3 [D. Jones], =(F4-F3)/F3 [Nikei] e =(H4-H3)/H3 [México]
Dados calculados na tabela Excel em anexo
2. Com os percentuais calculados, podemos calcular as médias referencias para cada instituição. A média do período apresentado será calculada pela soma de todos os elementos (índices de uma instituição) e divisão pelo número de elementos apresentados na série:
Para execução desse Cálculo na ferramenta Excel iremos utilizar as formulas referencias: =MÉDIA(C3:C22) [IBOV], =MÉDIA(E3:E22) [D. Jones], =MÉDIA(G3:G22) [Nikei] e =MÉDIA(I3:I22) [México]
Dados calculados na tabela Excel em