Teoria das Estruturas II
Conceito:
Trata-se de um concreto com a relação água- cimento menor ou igual a 0,55; e dosado com um cimento apropriado, tipo portland de alto – forno ou pozolânico, e que ainda podem contar com aditivos especiais tipo incorporadores de ar ou impermeabilizantes afim de diminuir a capilaridade e a porosidade do concreto. Concretos com adições de Sílica ativa ou Metacaulim melhoram drasticamente a impermeabilidade do concreto.
Importância:
A vida útil de uma construção é diretamente influenciada pela presença dos sistemas de impermeabilização, que protegem as estruturas contra a ação nociva da água. Eles cumprem a função de formar uma barreira física que contém a propagação da umidade e evitam infiltrações. Consequentemente, previnem também o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e corrosão de armaduras.
Onde são usados:
Os impermeabilizantes são usados em praticamente todas as partes da construção, como fundações, subsolos, áreas molháveis, lajes, piscinas, reservatórios, paredes de contenção.
Onde encontramos:
As soluções disponíveis no mercado são variadas. Os fabricantes estão presentes em todo o Brasil, e seus catálogos técnicos contêm dezenas de produtos para atender a diferentes necessidades na construção.
Os materiais impermeabilizantes são divididos em dois grupos : rígidos e flexíveis
Rígidos :
Sua aplicação é recomendada para as partes mais estáveis da edificação. São locais menos sujeitos ao aparecimento de trincas e fissuras, que poderiam comprometer a impermeabilização. Por isso, sua principal utilização ocorre fundações, pisos internos em contato com o solo, contenções e piscinas enterradas.
Exemplo: Argamassas impermeabilizantes/ Cimentos poliméricos/ Cristalizantes/ Resinas epóxi
Flexíveis :
A elasticidade desses produtos faz com que sejam mais indicados para estruturas sujeitos a movimentações , vibrações, isolação e variações térmicas(dilatação e