Teoria da viscosidade
Trabalho de Laboratório Nº 15
Determinação da viscosidade pelo método de Stokes
Vitória da Conquista- Bahia
OBJETIVO DO TRABALHO Determinação da viscosidade dinâmica de um líquido através da velocidade de queda livre neste de uma esfera e estabelecimento da dependência da viscosidade do líquido da temperatura.
Fundamentos Teóricos
Uma propriedade comum nos meios gasosos ou líquidos é a viscosidade ou atrito interno, que é a capacidade de oferecer resistência ao seu escoamento, ou seja; deslocamento de diferentes camadas em relação uma à outra. Como conseqüência do deslocamento dessas camadas, surge uma força dirigida em sentido oposto ao da velocidade do movimento. O surgimento da viscosidade nos gases é condicionado pela transmissão do momento linear do movimento orientado das moléculas do gás de camada a camada durante o seu movimento térmico, sendo observado o ponto de vista cinético das moléculas. Quando se fala de um líquido, tem-se a imagem um algo viscoso, que escoa, mas microscopicamente o líquido é um conjunto de moléculas que oscilam em torno de um eixo em comum e também que mudam esta posição de tempo em tempo. Então, o atrito interno de um líquido, ou viscosidade,é como a troca de momento linear entre as moléculas que estão em “orbita”. As moléculas, já que tem a possibilidade de se moverem, tendem a mover-se, e assim, à fluidez do líquido , que é uma grandeza inversa do coeficiente de viscosidade estão relacionados na expressão:
. ( 1 ) O coeficiente de viscosidade diminui com o aumento da temperatura, pois, já que há um aumento de temperatura, a energia aumenta, aumentando assim a energia de oscilação das moléculas, assim, há um aumento na velocidade, o que condiciona a diminuição no período das oscilações. Ao término deste tempo, as moléculas deslocam-se para uma nova posição de equilíbrio. A expressão