mecflu
ENGENHARIA MECÂNICA
JONATAN PELISOLI
ROGER WERLE UHMANN
MECÂNICA DOS FLUÍDOS:
VISCOSIMETRO CASEIRO
SÃO LEOPOLDO, 2013
1 INTRODUÇÃO Neste relatório será realizada a medição e comparação da viscosidade de fluidos, através de um viscosímetro caseiro do tipo queda de esfera. Após coletas de dados da experiência, os mesmos serão calculados de acordo com a teoria de Stokes desenvolvida em sala de aula e os resultados comparados com tabelas já existentes da viscosidade de fluidos.
2 OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo estimar a viscosidade de fluidos através de um viscosímetro caseiro e comparar os resultados através de tabelas já existentes de fluidos, pondo em pratica as definições estudadas em aula.
3 EXPERIENCIA:
Para estimar a viscosidade dos fluidos foi realizada uma experiência para obter os dados necessários para os cálculos. A experiência consiste em um viscosímetro caseiro, do tipo queda de esfera, onde ocorrerá a queda livre de uma esfera dentro de um fluido.
A esfera utilizada no experimento tem seu material constituído de borracha, possui raio de 0,0178 m e massa de 0,026 kg.
O viscosímetro é um cano, com raio de 0,025 metro e altura de 1,02 metro. Uma das extremidades do cano foi lacrada com um tampão, deste modo evitando o vazamento do fluido.
Os fluidos que tiveram sua viscosidade medida foram água e gasolina. A medição da água foi realizada em duas temperaturas diferentes, uma em 19°C e outra em 70°C.
Por tanto, para realização da experiência, o cano foi cheio com o fluido a ser medido até a altura inicial de 1 metro. A esfera é liberada na altura inicial estabelecida e o tempo de queda é cronometrado.
Após coleta do tempo de queda é efetuado os cálculos de acordo com a teoria de Stokes.
4 ESTIMATIVA DA VISCOSIDADE:
4.1 Lei de Stokes:
A viscosidade é calculada pela lei de Stokes, que é definida pela