Medidas de Viscosidade
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
MEDIDAS DE VISCOSIDADE
1 - OBJETIVO
Compreender o conceito de viscosidade. Familiarizar os alunos com as técnicas experimentais de medidas de viscosidade.
2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1. Definição de Fluido:
Fluido é qualquer substância que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento, não importando o quanto pequena possa ser esta tensão. Na ausência de uma força não ocorrerá deformação.
Desta forma, têm-se que os fluidos compreendem as fases líquidas e gasosas (ou de vapor).
2.2. Equação de Newton
A definição e a equação da viscosidade foi analisada inicialmente por Isaac Newton que supôs uma película de lubrificante entre duas lâminas paralelas, uma das quais fixa e a outra se deslocando com velocidade U, sob ação de uma força F, conforme demonstra a figura (1).
Figura 1
A experiência mostra que a força é diretamente proporcional a área A e a velocidade (U), e é inversamente proporcional a distância entre as placas (h). Desta forma:
- constante de proporcionalidade
Alterando o equacionamento de força para tensão de cisalhamento (), temos:
Relacionando na figura 1 a relação :
Lei da viscosidade de Newton: Equação 1
2.3. Viscosidade Dinâmica
A viscosidade dinâmica é uma propriedade do fluido que determina o grau de resistência à força cisalhante. Por exemplo, se considerarmos as deformações da água e da glicerina sob a ação da mesma tensão de cisalhamento, a glicerina apresentará uma resistência a deformação muito maior do que a água.
Para os gases, a viscosidade aumenta com a temperatura enquanto que para os líquidos, a viscosidade diminui quando a temperatura se eleva. A pressão tem uma influência muito pequena na viscosidade