Medidas de Viscosidade
CAMPUS DE GUARATINGUETÁ
DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUÍDOS
MEDIDAS DE VISCOSIDADE
Introdução:
Da definição de fluido sabe-se que quando se aplica um esforço tangencial em um elemento de fluido ocorre uma deformação. Considere a situação em que se tem um fluido entre duas placas paralelas longas com espaçamento pequeno entre elas, e que a placa superior se mova com uma velocidade constante. Para se manter esta velocidade constante deve-se aplicar uma força que contrabalance a resistência imposta pelo fluido à placa. A tensão tangencial aplicada pela placa ao fluido será dada por: deformação dada por :
(1)
Define-se um fluido newtoniano como aquele para o qual a tensão tangencial aplicada é diretamente proporcional à taxa de deformação. A maior parte dos fluidos se comporta desta maneira Assim:
(2)
A constante de proporcionalidade entra estas duas grandezas é chamada de viscosidade dinâmica ou absoluta, e é fortemente dependente da temperatura do fluido. A introdução da constante de proporcionalidade permite que a equação seja escrita como:
(3)
Esta expressão é conhecida como Lei de Newton da Viscosidade. Os fluidos que apresentam este comportamento são chamados de Fluidos Newtonianos. A unidade da viscosidade dinâmica no SI é o Pa.s, no CGS é o poise (1P=1g/(cm.s) e como os valores em poise normalmente são muito pequenos, é utilizado o submúltiplo centipoise.
Viscosímetros
Existe um grande número de equipamentos para a medida de viscosidade de fluidos, os viscosímetros utilizados neste experimento estão descrito a seguir:
Viscosímetro de Hagen Poiseuilli (perda de varga)
A perda de carga é a perda de pressão dentro de um tubo pelo atrito entre as camadas de fluido e as paredes do tubo. Isto deve-se à viscosidade do fluido.
Figura 1 - Representação esquemática viscosímetro de Hagen Poiseuilli