GESTALT-PERLS: CONCEITO PARA EXPLICAR A PERSONALIDADE
CONCEITO PARA EXPLICAR A PERSONALIDADE
ORGANISMO COMO TODO- Ideia de totalidade entre as partes tem que pensar na articulação entre biológico, psíquico (objetos não disponíveis) e o meio.
Para entender o que está buscando tenho que entender o meio que o sujeito vive.
Necessidades, estamos sempre buscando algo, convivemos o tempo inteiro com muitas necessidades. As necessidades se manifestam de formas diferentes, existindo uma hierarquia de necessidades, tenho que organizar do que é mais importante para o que é menos importante.
ENFASE NO AQUI AGORA- Existe presente, passado e futuro. Estamos no hoje, mas todos nós temos uma trajetória (passado) e todos buscamos outras. Presente é o que tenho contato direto, mesmo que eu entre em contato com o passado eu não posso mudar. Assim como o futuro, tenho que traçar planos, mas não posso ficar focado no futuro, tenho ideia do que quero, mas não tenho certeza de que vou conseguir este objetivo. Tenho que olhar o aqui agora, aquilo que posso mudar.
PREPONDERANCIA DO COMO SOBRE O PORQUÊ- é mais significativo entender como o sujeito se comporta do que o porquê ele se comporta. Como ele vai responder aos estímulos do seu ambiente, como evolui. Assim, entendo como ele funciona.
SAÚDE- Muito importante entender o processo como responde a demanda do meio, é muito significativo entender como o sujeito se comporta.
CRESCIMENTO PSICOLOGICO- Conscientização; Busca de equilíbrio (consigo e com o meio), percebemos alguns elementos e outros não. Equilíbrio entre aproximação/afastamento.
Individuo auto apoiado e autorregulado; o meio propicia as experiências, que começam a organizar a Personalidade, ao responder ao meio o sujeito fica dependente. Portanto, ele deve se dar conta de suas vivencias e de suas necessidades.
Autoconscientização; necessidade/capacidade de fazer escolhas.
Necessidades; individuo sempre busca algo, essas necessidades são atendidas em hierarquia, pois não da para atender todas de uma