Psicologoa
CRICIÚMA
2014
GESTALT
A palavra Gestalt é uma palavra intraduzível do idioma alemão para o português, pode ser interpretada como configuração, forma, estrutura ou padrão. A psicologia da Gestalt facilita a assimilação de informações e entendimento de mensagens passadas de cada indivíduo. Por volta de 1870, estudiosos alemães começaram a pesquisar fenômenos perceptuais humanos, principalmente a visão. Seus objetivos eram se aprofundar no estudo da percepção, desse modo, se baseavam especialmente em obras de arte, para compreender os efeitos pictóricos que elas transmitiam.
O pesquisador Max Wertheimer, elaborou os primeiros conceitos da psicologia gestáltica, posteriormente surgiram outros estudiosos, como Kurt Koffka e Wolfgang Köhler que ampliaram o estudo. Wertheimer observou que dois ou mais objetos apresentados juntos num espaço de tempo curto apresentam uma continuidade nas figuras, formando um todo. Entretanto, concluiu que a percepção era um fenômeno total, unificado e que não poderia ser considerado a soma de elementos ou sensações isoladas. Nem a percepção, ou seja, o processo psicológico nem o processo fisiológico poderiam ser considerados a soma de unidades ou partes, ambos constituem um todo unificado.
Além da percepção, foram estudados outros fenômenos psicológicos. O filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), afirmava que, quando percebemos o que chamamos de objeto, encontramos os estados mentais que parecem compostos de partes e pedaços. Para Kant, os elementos sensoriais são organizados de forma que tenham algum sentido, e não por meio de processos de associação. Durante o processo de percepção, a mente forma ou cria uma experiência completa, ou seja, a mente molda e forma os dados originais da percepção.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GESTALT
A Teoria da Gestalt, em suas análises estruturais, encontrou determinadas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a