TEORIA DA POLÍTICA COMERCIAL
1. Quais são as consequências para o mercado quando o Governo resolve intervir introduzindo uma tarifa alfandegária sobre um determinado produto?
O Governo intervém com o objetivo de favorecer o produtor nacional frente aos concorrentes estrangeiros. Uma de suas consequências é o aumento do preço do produto protegido no mercado do país importador.
2. O que a imposição de uma tarifa alfandegária provoca para um país pequeno, em nível de consumidores, produtores e Governo?
A tarifa provoca perda para os consumidores, não compensada integralmente pelos ganhos dos produtores e receita do governo. Isso acontece num país pequeno porque o comércio é incapaz de afetar as relações de troca internacionais. Nesse caso, qualquer restrição ao comércio implica perdas para a comunidade.
3. O que explica a continuidade de políticas protecionistas por parte de países pequenos? Quem ganha e quem perde?
Uma explicação interessante é o fato de as perdas serem difusas e os benefícios concentrados. O maior perdedor é o consumidor, que paga preço mais elevado. Produtores e trabalhadores do setor protegido são os maiores beneficiários.
4. Num país grande uma tarifa pode ter o mesmo efeito de um país pequeno? Explique.
Se o importador for um país pequeno, o saldo líquido para o conjunto da sociedade é negativo porque o excesso de despesas do consumidor supera a soma das receitas adicionais do governo e do produtor. Se for um país grande, pode ter mais ganhos do que perdas porque consegue repassar parte dos custos da proteção para o país exportador.
5. A tarifa pode exercer alguma influência sobre a distribuição de renda? Justifique.
Sim, num país onde os produtos importados são intensivos em capital e os exportáveis são intensivos em trabalho, a tarifa sobre importações transfere renda a favor dos capitalistas, em detrimento dos trabalhadores. Em outras palavras, beneficia o fator de produção escasso enquanto reduz a renda real do fator