AP II Unidade II Cruzeiro
RGM: 137175-4
Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural
Professor (a) Tutor (a): Adriane Gomes
Atividade de Aprofundamento II
Em um contesto geral, as teorias são uma forma de entender, aceitar e respeitar a própria cultura bem como as culturas de outros povos e como isso era visto anteriormente.
O Evolucionismo mostrava que culturas mais desenvolvidas ao entrar em contato com outra menos desenvolvida, se sentia superior ao ponto de querer impor a própria cultura aos outros. Foi assim com o Império Romano durante suas conquistas, encontravam outros povos e impunham sua cultura como majoritária.
O Difusionismo tinha em vista contradizer o evolucionismo até mesmo de forma violenta, argumentando que muitas culturas eram diferentes e outras existiam graças o sistema migratório de outras culturas. Tinham como objetivo mostrar que uma cultura não era maior ou melhor que outra, apenas diferentes. Estados Unidos e China são dois países grandes, com culturas fortes e mesmo assim um não é melhor ou maior que outro, apenas diferentes.
No Relativismo cultural, entendemos que não se podem julgar outras culturas a partir de um ponto de vista externo ao mesmo. Ou seja, valores culturais como moralidade, práticas religiosas ou até mesmo crenças não podem ser criticadas ou julgadas por outras culturas.
Já no Funcionalismo, será uma divisão da existência social a partir da necessidade humana que, seriam elas as Primarias (Necessidades Biológicas) e as Secundarias (Necessidades Culturais). Entendendo então que a cultura estaria ligada para saciar as necessidades primarias ao ponto de que ficariam tão complexas que se tornaria uma necessidade.
No Estruturalismo, temos por base as Estruturas Universais que estariam por trás de todas as ações de todas as culturas como folclores, religiões e etc. Com o pensamento selvagem explica que como povos “evoluídos”, segundo o evolucionismo, como os mais “inferiores” teriam uma mesma base,