Historia Da Fisio Pronto
História da Fisioterapia
Antiguidade e Contemporaneidade
Neste trabalho vamos observar como desde os tempos antigos se têm relatos sobre o uso de agentes físicos (calor, água, eletricidade), massagens e exercícios como uma tentativa de curar ou amenizar as disfunções que o corpo sofria ao longo da história,e a modernização dos serviços , com o consequente aumento da oferta e da procura.
Nos tempos antigos, mais ou menos entre (4.000 a .C e 395 d.C) ja havia uma certa preocupação com pessoas que apresentavam as tais "diferenças incomodas "como era chamada na época.
Havia uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas" atraves de técnicas ,instrumentos e recursos.
Desde então se tem relatos de uso de agentes físicos, massagens e exercícios na tentativa de melhorar ou amenizar as disfunções que o corpo sofria ao longo da historia. A eletroterapia já era utlizada na epoca com peixes elétricos no tratamento de certas doenças. A ginastica era empregada como fins terapêuticos ,ou seja, era utilizada somente para tratamentos.
Nessa mesma época, a China registra obras de cinesioterapia ,"tratamento de doenças articulares" e a India para evitar a constipação "doença viral do aparelho respiratório" usa exercícios respiratórios.
Já na idade média, aproximadamente nos séculos (IV e XV)foram interrompidos tanto a ginastica, como os estudos na área da sáude .Ocorre se isso pela influencia religiosa o corpo humano passa a ser visto como inferior, as doenças antes tratadas passaram a ser considerada algo para ser exorcizado.
Renascimento séculos(XV e XVI) nessa época voltasse os estudos relacionado a sáude mas dessa vez não apenas para a forma curativa ,mas também para a manutenção de invíduos sãos.
Época de industrialização séculos (XVIII e XIX) nessa epoca com o novo sistema maquinizado os trabalhadores sofriam com o excesso de trabalho ,além das péssimas condições alimentares e sanitárias provocando assim novas doenças ,como epidemias de colera