TEORIA DA ORGANIZACAO
2.2.2 Descrição da Estrutura Organizacional
Estrutura Organizacional:
Deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.
2.2.3 Conceito de estrutura organizacional:
Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. (Djalma, 2002, p. 84). Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. (Stoner, 1992, p.230).
Suas funções básicas são:
Possibilitar aos membros organizacionais a execução de uma variedade de atividades de acordo com os critérios de divisão de trabalho que definem a especialização,a padronização e a departamentalização de tarefas e funções;
Proporcionar aos membros organizacionais a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores, como supervisão hierárquica, regras e procedimentos formais,treinamento e socialização;
Definir as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras organizações com as quais interage.(Felipe Sobral,Adm teoria e prática no contexto Brasileiro,p.253)
De acordo com Felipe Sobral os elementos que definem a estrutura organizacional são muito complexos e difíceis de serem transmitidos ao membros internos da organização,assim como a seu publico externo.Por esse motivo, os administradores fazem uso de uma forma visual de representação da estrutura organizacional:
Organograma:
Representação gráfica de estrutura de uma organização, mostrando as funções,os departamentos e os cargos da organização,especificando como estes se relacionam.
Figura 1.
Níveis Hierárquicos
Unidade de trabalho- departamento ou cargos
2.2.4 A organização e os níveis organizacionais:
A organização é uma função da administração presente em